Harmonia e Paz Blog

Quando encontrei o “Um Curso em Milagres” (ou o Curso me encontrou…)  estava numa fase muito difícil da minha vida e precisando de ajuda.  Imediatamente reconheci que alguma coisa muito importante tinha acontecido comigo.

O Curso explica de uma maneira clara e eficiente como a mente trabalha e como permitimos o passado influenciar o presente.  Sem entender que somos os autores das nossas vidas,  estamos sempre a procura daquela pessoa, daquele acontecimento que finalmente nos trara paz de espirito.

Apesar de ter tido um começo de vida bem difícil, que me marcou muito e influenciou os meus próximos anos,  tive também  muitas oportunidades de felicidade.  Mas na maioria das vezes, nao reconheci as ofertas, as oportunidades que o universo estava me oferecendo por estar tão apegada ao meu passado, a minha estória

O Curso me relembrou que o poder de mudança estava dentro de mim.  Mas para que a força interna seja ativada, precisamos entender como a mente funciona e como podemos fazer para sobrepujar a influência do ego, isto é, as nossas experiências passadas para sermos felizes.  A mente que nos levou aos problemas não pode nos ajudar.

A minha vida mudou muito  nestes últimos anos e para melhor.  A paz que me iludiu durante a maior parte da minha vida está presente dentro de mim.  Isto não quer dizer que vivo num estado de nirvana.  Mas posso dizer que os momentos de paz interior se tornam cada vez mais longos,  e os problemas  diários se tornam mais fáceis de  lidar.   Existe uma maneira melhor de se viver,  pensar e processar os problemas que aparecem em  nossas vidas.

Decidi criar um blog com a intenção de  passar adiante tudo que aprendi, na esperança que possa de alguma maneira contribuir para ajudar aqueles que estão a procura da paz interna.

O “Um Curso em Milagres” não é um dogma, uma doutrina ou uma religião.  Este e um ponto muito importante, porque apesar do Curso usar a mesma terminologia da Igreja Católica sua filosofia e bem diferente principalmente sobre a culpa e pecado.  O Curso e um treinamento psicológico da mente.  Existem outros caminhos para se encontrar a paz interior.  Budismo, Hinduísmo e outras filosofias místicas do Oriente podem lhe levar ao mesmo caminho.  Cada um tem o seu.

O que mais me atraiu no Curso é o que atrai muitos psicólogos e psiquiatras a estudar os seus princípios e a análise profunda da mente humana,  a complexidade do ego do ponto de vista do Curso.  Através da espiritualidade o estudante faz uma limpeza psicológica  profunda dentro de si.

De acordo com o Curso só existem duas emoções dentro de nós.  O amor e o medo.  Quando estamos sobre a influência do amor, estendemos este amor a nossa volta, quando estamos sobre a influência do medo  estamos projetando este medo a nossa volta.

No fim  temos que escolher como queremos viver.   Se queremos viver dentro da ilusão do ego ou se queremos viver na realidade do universo. Depois de tantos anos de altos e baixos na minha vida a escolha não foi difícil.

A ênfase do Curso é treinar a mente a pensar de um modo diferente.  Para aqueles interessados em saber mais sobre o Curso, esta informação pode ser achada na internet ou comprando o livro.  Nada que ensino neste blog poderá substituir os ensinamentos do Curso e seu treinamento através das suas lições.

As opiniões que dou sobre o Curso vêm dos meus estudos, das minhas experiências, da mudança que tem transformado a minha vida.

Boa sorte.

Para participar do blog clique abaixo.

 

 

 

 

Para participar do blog clique aqui